RECEITAS COM BOTTARGA
Atenção !   Clique na foto dos pratos para ampliar, caso necessário desbloqueie os popups em seu browser.

Bottarga Fatiada com Torradas
Fatiar a bottarga em lâminas de cerca de dois mm, tipo "carpaccio". Distribuí-las numa travessa, regar com azeite extra virgem. Acompanhar com torradas e servir.

Bottarga com tomates
E´ um  modo simpático de apreciar a bottarga como aperitivo. Fatiar os tomates, de preferência  cereja. Recobrir as fatias de tomate com fatias de bottarga, e se quiser, espremer o suco de meio limão a gosto. Regar todos os ingredientes com azeite extra virgem,  servir com torradas.

Canapés de manteiga e bottarga ralada
Manteiga em temperatura ambiente misturada com bottarga ralada, misturar até formar um creme (tipo patê) e passar sobre torradas. Se quiser pode misturar azeitonas verdes ou pretas grandes sem sementes,em pedaços.

Salsão e erva doce com bottarga 
Cortar salsão e erva doce em fatias bem finas (cerca 2mm). Coloca-las numa travessa acrescentando bottarga ralada, azeite extra virgem, suco de meio limão, pimenta do reino moída na hora a gosto .Acrescentar ao final sobre os ingredientes fatias de bottarga . Servir.

Salada fria de feijão branco com bottarga 
Cozinhar os feijões e deixar esfriar. Após temperar os feijões com azeite extra virgem, pimenta do reino moída no momento e sal a gosto, polvilhar a bottarga ralada sobre os feijões temperados , e servir.

Bottarga com alcachofra
Cortar quatro corações de alcachofra em fatias (cerca 2 ou 3 mm.).  Distribuí-las numa travessa e acrescentar a bottarga ralada  e fatiada. Regar com azeite extra virgem e suco de limão, acrescentar pimenta do reino moída ao momento. Servir.

PRATO PRINCIPAL COM BOTTARGA
Espaguete com bottarga (P\5 pessoas)

Meio quilo de espaguete de "grano" duro cozido em abundante água fervendo, com sal a gosto. Separadamente dourar 3 dentes de alho em 60 –80ml de azeite extra virgem, depois escorrer o espaguete no ponto "al dente" e misturar na panela com alho e azeite. Acrescentar por último bastante cheiro verde picado e 30–40 gr. de bottarga ralada. Servir.

Penne com bottarga (P\5 pessoas)
Meio quilo de penne de "grano" duro cozido em abundante água fervendo com sal a gosto. Alguns minutos antes do cozimento da massa, derreter 60gr. de manteiga numa panela de fundo amplo, assim que a manteiga apresenta um tom amarelado misturar o penne escorrido "al dente". Acrescentar 70gr. de creme de leite e misturar acrescentando 40gr. de bottarga ralada e cheiro verde fresco picado. Servir rapidamente.

Penne à fenícia (P\5 pessoas)
Meio quilo de penne de "grano" duro cozido em abundante água fervendo com sal a gosto.
Escorrer o penne no ponto "al dente", acrescentar meio quilo de tomate cereja cortado em pedaços, 80ml de azeite extra virgem, 40gr. de bottarga ralada , cheiro verde fresco picado a gosto e 3 dentes de alho amassados. Misturar tudo e servir.

Risoto com bottarga e cogumelos "porcini"(P\5 pessoas)
Cozinhar 400 gr. de arroz para risoto. Em uma panela separada colocar 50 gr. de manteiga , meia cebola e 2 dentes de alho picados, e dourar. A seguir acrescentar 250 gr. de cogumelos "porcini" frescos ou 50 gr. desidratados, que deverão ser hidratados com água fervente. Antes do arroz completar o cozimento misturar os ingredientes completando com 100 gr. de creme de leite, e no momento de servir polvilhar 40 gr. de bottarga sobre o arroz pronto. 

Ravióli recheado com bottarga ralada e peixe, opções: garoupa e robalo (P\5pessoas)
Esquentar 60 ml. de azeite extra virgem com 15 folhas de sálvia fresca. Cozinhar meio quilo de ravióli de peixe em água fervendo com sal a gosto. Após, escorrer e misturar com azeite, sálvia, 50 gr. de creme de leite e 40 gr. de bottarga ralada.

Bottarga com peixe cozido, opções de peixe: robalo , badejo e vermelho.
Deve-se cozinhar o peixe inteiro em água fervente com sal a gosto , depois de pronto dispor em uma travessa , regar o com azeite extra virgem e suco de limão natural , no final polvilhar com bottarga ralada e cheiro verde fresco e picado. Servir.

Sem foto

Postas de peixe grelhadas com bottarga (com molho catalana) , opções de peixe : atum, robalo, badejo e vermelho.
Após serem grelhados, colocar em uma travessa e regar com molho catalana e bottarga ralada. Ingredientes do molho catalana : azeite, limão , tomate e cebola.

Pizza de bottarga.
Assar a pizza no forno , de preferência com bastante molho de tomate fresco e pouca mussarela. Depois de pronta retirar do forno , polvilhar com bottarga ralada, rúcula e manjericão fresco picado (ou basílico italiano).

Pizza de bottarga com a bottarga ralada por cima.
Assar a pizza no forno , de preferência com bastante molho de tomate fresco e pouca mussarela. Depois de pronta retirar do forno , polvilhar com bottarga ralada e manjericão fresco picado (ou basílico italiano).
Ovo frito com bottarga.
Fritar 2 ovos caipira com fundo de azeite extra virgem , colocar em um prato e polvilhar com bottarga ralada e cebolinha cortada em rodelas finas .

Aperitivo de frutas com nozes , amêndoas torradas e bottarga.
2 peras maduras descascadas e cortadas em fatias finas , 10 morangos cortados. Colocar as frutas numa tigela e espremer meio copo de suco de limão com açúcar mascavo e suco de meia laranja. Acrescentar as nozes picadas e amêndoas torradas, também  50 gr. de bottarga fatiada e misturar delicadamente. Servir.




Outras sugestões para saborear Bottarga,
Fale Conosco





Bottarga Brasil
Todos os direitos reservados